Loja Lavanda - Loja virtual de cama, mesa e banho
 
 
 
 
 

Inspiração de mesa posta e receita de ceviche

Inspiração de mesa posta e receita de ceviche

A chef Bruna Calderon veio nos explicar sobre como montar uma mesa posta de maneira fácil, e ainda traz uma receita maravilhosa de ceviche para inspirar!

Mesa Posta para o Dia dos Namorados. Mesa Posta para a Páscoa. Mesa Posta para o Natal.

De uns tempos para cá a expressão “mesa posta” tem ganhado fama e tomado conta de sites, blogs e redes sociais e se você adora um colírio para seus olhos e acompanha essas tendências, certamente já se deparou com essa expressão por aí.

Fato é que a tal mesa posta chegou para ficar e, acredite, mudar completamente nossa forma de receber à mesa.

Apesar do que muitos pensam, o conceito da mesa posta é bastante simples e se traduz pela escolha dos arranjos, louças, talheres e guardanapos para criar um ambiente totalmente harmônico em si.

Veja, estamos falando de harmonia e não rigidez e digo isso, pois muita gente acaba não fazendo uma mesa bonita por achar que não tem todos os itens necessários ou até por se assustar com tantas informações que deixam a história muito complicada.

Bom, estou aqui hoje para desmistificar esses conceitos e dizer que é fácil sim ter uma mesa posta linda de forma simples!

A primeira coisa que temos que lembrar é que a ideia principal é receber seus convidados com capricho, demonstrando seu afeto com uma mesa preparada com muito charme e carinho. Uma mesa bem organizada e decorada faz toda diferença naquela recepção especial.

A segunda coisa é que vale tudo na hora de montar uma mesa para quem se ama e você deve usar toda a sua criatividade para compor a decoração, juntando itens que já possui em casa como velas e arranjos, com outros itens essenciais que você simplesmente precisa ter como trilhos de mesa, jogos americanos e guardanapos, por exemplo.

Por fim, agora que já está mais relaxado e sabe que montar uma mesa posta não é tão difícil quanto parece, vamos para a parte prática falando sobre o que não pode faltar na sua casa para conseguir reproduzir uma mesa incrível.

Existe uma série de itens que podem compor uma mesa, como sousplat, argolas de guardanapo, apoio de talher, além de itens decorativos como flores, velas e por aí vai, mas a ideia aqui hoje é mostrar que, acredite se quiser, com esses três itens essenciais você consegue reproduzir uma mesa posta incrível em casa!

Toalhas ou Trilhos de Mesa
Seja a sua mesa de madeira, de mármore ou de vidro, fato é que você precisará de algo para cobri-la, ainda que parcialmente. A ideia é criar uma base para os demais itens que irão compor a mesa.

Minha sugestão é apostar nos trilhos de mesa. O trilho ocupa a parte central deixando espaços laterais da mesa à mostra e com bastante espaço para criação com o restante da decoração.

Guardanapos
Os guardanapos de tecido saíram dos renomados restaurantes e agora estão presentes nas nossas mesas caseiras. É um item essencial para uma mesa posta, primeiro pela própria função como guardanapo de limpeza e segundo como item decorativo na composição.

Jogo Americano
O jogo americano é um conjunto de pequenas toalhas individuais sobre as quais são dispostos os talheres, pratos e taças. Além de proteger a toalha ou o trilho de mesa principal, os jogos americanos complementam a produção deixando a mesa muito mais charmosa.

Tendo em mente (e em casa, é claro) esses três itens, você consegue montar a base principal de uma mesa, pois são esses elementos que preenchem a composição criando verdadeiramente o ambiente da mesa posta. Imagine que esses três itens são como os alicerces e por cima deles você poderá finalizar sua mesa com louças e talheres que já possui em casa.

Existe uma série de outros itens que podem compor uma mesa como sousplat, argolas de guardanapo, apoio de talher, além de itens decorativos como flores, velas e por aí vai, mas a ideia aqui hoje é mostrar que, acredite se quiser, com esses três itens essenciais você consegue reproduzir uma mesa posta incrível em casa!

E seguindo esse pensamento, para o jantar de hoje escolhi os jogos americanos e os guardanapos de uma coleção que amo da Michel Design Works chamada Sea Life, repleta de peixes, corais, conchas e tudo de mais lindo com o tema Fundo do Mar.
A Michel é uma marca americana trazida com exclusividade ao Brasil pela Anova Trade e possui produtos incríveis que vão desde utensílios para a cozinha como aventais e luvas até itens de serviço como bowls, saladeiras e pratos feitos da melamina de melhor qualidade para o serviço de alimentos até 65°C e que ainda podem ser levados diretamente na máquina de lavar louças.

Além disso, a marca ainda conta com produtos têxteis que são um verdadeiro espetáculo a parte. Todos os produtos têxteis da Michel são feitos de um macio algodão turco com forro de tecido duplo que dá um acabamento muito mais refinado para as peças.

E adivinhem só? Dentre esses produtos têxteis da Michel estão justamente nossos três itens essenciais: trilho de mesa, guardanapos e jogos americanos!

As coleções possuem diversas estampas como pássaros, flores e borboletas, todas de muito bom gosto e que fazem de qualquer mesa posta parecer muito mais alegre e elegante.

Por fim, minha última dica é harmonizar sua mesa posta com a receita que será servida. Exemplo? Para finalizar minha mesa com a coleção Sea Life, servi um delicioso Ceviche! Prato super fresco, leve e refrescante que tem tudo a ver com o tema fundo do mar.

Agora é só escolher seu tema preferido das coleções da Michel Design Works, escolher alguma receita incrível do Blog e criar a sua própria mesa posta em casa!

INGREDIENTES
2 filés de pescada branca (pode ser robalo, linguado, badejo)
2 limões taiti
1 pimenta dedo de moça
1 cebola roxa
1 tomate
Sal
Pimenta
Salsinha
1 banana


MODO DE PREPARO
Faremos um chips de banana para finalizar e contrastar no prato trazendo crocância. Para isso, corte a banana em finas rodelas e disponha em uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 3 minutos, retirando do forno e virando as rodelas na metade do tempo. Reserve.

Corte a cebola roxa, a pimenta dedo de moça e o tomate em cubinhos bem pequenos. O peixe em cubos médios, nem muito grandes e nem muito pequenos. Agora em uma tigela misture todos esses ingredientes, tempere com sal e pimenta, coloque a salsinha picada e adicione o suco dos limões. Sirva com o chips de banana e está pronto seu Ceviche!

RENDIMENTO
2 porções

DICAS
O limão tem o poder de alterar a textura do peixe, ele continua cru, mas dá uma sensação de maciez, quase como se estivesse cozido. Se gostar do peixe com sabor mais cítrico, pode deixar seu peixe marinando por alguns minutos no suco dos limões, temperar com sal e pimenta e em seguida misturar os demais ingredientes.Lembre-se que é uma receita versátil e por isso você pode usar sua criatividade e incluir e excluir ingredientes conforme seu gosto!


Fonte: https://www.anovatrade.com.br/blog/post.php?id=MTQy&  

Compartilhar